Bom... para esta aula precisei buscar uma forma de explicar de modo fácil e interessante a gravidade para os meus alunos.
Para começar minha pesquisa procurei por vídeos que fossem bem simples para facilitar o entendimento e acabei encontrando este...
Após muito refletir e pesquisar cheguei a conclusão que uma aula prática seria a melhor forma de começarmos a trabalhar este conceito.
Para começar minha pesquisa procurei por vídeos que fossem bem simples para facilitar o entendimento e acabei encontrando este...
Encontrei também um completo documentário que exemplifica muito bem a definição da gravidade dentro do Tema de estudo... acompanhe abaixo:
Após muito refletir e pesquisar cheguei a conclusão que uma aula prática seria a melhor forma de começarmos a trabalhar este conceito.
Primeiro
momento: Ilustrar a descoberta de Galileu, demonstrando aos alunos a queda de bolas de
diferentes tamanhos, incentivando a observação e análise.
Segundo momento: Os alunos devem andar pela quadra livremente. Ao sinal desafiar os
alunos a se
Galileu Galilei |
movimentarem somente com um dos pés.
Terceiro momento: Desfiá-los a se movimentar com um pé somente, segurando
uma bola. Após pulando
com os dois pés, ao mesmo tempo que equilibram a bola com a mão dominante.
Quarto momento: Problematização da gravidade através do próprio corpo. Explicar o conceito oriental
dos chacras (segundo a filosofia iogue, são centros energéticos dentro
do corpo humano, que distribuem a
energia).
Quinto momento: Desafiar os alunos a encontrarem o ponto de gravidade em
diferentes posições.
Sexto momento: Dividir a turma em dois grupos, metade com coletes e a outra
sem. Um grupo
representará a matéria e outro a gravidade. Na sequencia irão
demonstrar através do movimento o
nascimento de uma estrela.
Sétimo Momento: Desafiar os alunos a simularem a rotação da Terra ao redor do Sol. Um grupo será a
Terra e o outro o Sol. É preciso trabalho em equipe, ritmo e muito sincronismo para esta atividade,
realmente um grande desafio.
Fechamento:
Roda de conversa para registrar o sentimento dos alunos quanto à aula, o que
poderia ser
melhorado e a parte mais interessante e divertida.
Olá pessoal! Se desejarem comentar a aula é só clicar em COMENTÁRIOS e deixar o seu recadinho.
ResponderExcluirUm super abraço!