quinta-feira, 1 de maio de 2014

Primeiro dia de aula

Dia 22 de abril de 2014.

Este foi um dia muito esperado e pensado.

Busquei conhecer meus alunos proporcionando uma dinâmica onde eles pudessem falar sobre si e ao mesmo tempo conhecer um pouco mais do seu colega.
Propus que realizassem uma entrevista com o colega, registrando itens como nome, com quem mora, idade, se tem irmãos e quantos, se possui acesso a internet em casa, qual a matéria que mais gosta de estudar entre outros itens.
Ao final o aluno deveria elencar uma qualidade para o colega que iniciasse com a mesma letra do nome do aluno entrevistado.
Foi um inicio bem divertido onde todos puderam ser apresentados além de ganharem uma qualidade para iniciar os trabalhos.

Seguindo o roteiro de aula, iniciamos uma das partes mais importantes dessa metodologia, a construção do Índice, onde os alunos elencam seus interesses de acordo com o tema que eles escolheram uma semana antes do início do Estágio, neste caso Universo.
É importante lembrar que neste processo não há votação e sim discussão, onde cada discente deve criar argumentos para defender sua escolha.

Após a construção no grande grupo do Índice I, solicitei aos alunos que registrassem de modo individual o que desejariam aprender dentro do que foi conversado. Em grupos houve o compartilhamento dos interesses e a filtragem por parte dos grupos do que realmente seria interessante de se pesquisar.

Na sequencia realizamos um seminário para registrar o que os grupos desejavam aprender ao mesmo tempo que criávamos argumentos para defender a escolha realizada. Foi um momento de construção onde pude perceber o grande potencial da turma, que demonstraram interesse além de uma participação muito ativa.

Para finalizar a manhã, proporcionei um momento para que os alunos pudessem registrar os seus conhecimentos prévios sobre o tema através da construção de um cartaz onde deveriam expor seus conhecimentos em relação ao Índice que construímos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por agregar conteúdo ao nosso espaço.
Um forte abraço!